Usuário: Senha:

História

Era 1925, 08 de abril. Naquele dia, nascia, no plano físico, o Grupo Espírita Deus, Cristo e Caridade, sob a égide do amor e da caridade.

Narcisio Simplicio dos Santos e sua esposa, Aurelina Ferreira dos Santos, acolhiam, em sua residência no Politeama, área próxima ao Campo Grande, em Salvador, alguns amigos para a realização do Evangelho no Lar.

Nascia, assim, da reflexão evangélica de corações empenhados no campo do bem. Nunca estivemos sozinhos, nunca... Desde aquele dia, somos amparados e orientados por Mentores Espirituais. Naquela época, de modo particular, apresentavam-se, para nós, a irmã Bernardina e a irmã Martha, que traziam, para o nosso seio, João de Matos, e com ele, Titijara, Justino, Arthur Boré, Iratinga, entre tantos outros.

Durante algum tempo, funcionamos neste local. Mais adiante, mudamos para a Rua do Paço. Ressaltamos a grande dedicação do nosso irmão Narcisio (1ª Presidente do GEDCC), sua esposa Aurelina, abnegada irmã, detentora de múltiplas aptidões mediúnicas e que muito colaborou para a estruturação do GEDCC físico e a comunicação entre os dois planos.

Também abnegados colaboradores, os irmãos Isaías Luiz de Abreu, Manoel Januário Bispo, Domaciana Alcântara, Antonieta Bispo, Januário Teixeira Barbosa, Eduardo Pereira dos Santos e tantos outros, muitos dos quais já retornaram e estão entre nós.

Percebendo a necessidade de ampliar o espaço físico, resolvemos então comprar, com muito sacrifício, uma casa antiga, situada na Ladeira dos Tupis, n. 84, no Matatu de Brotas e desde então, muitas campanhas e eventos foram realizados para ampliar, redimensionar, modernizar e urbanizar a nossa casa.

Presidiram nossa instituição, com devotamento e cada um dentro das suas características peculiares, os nossos irmãos: Narciso Simplicio dos Santos, Manoel Dias dos Santos, Waldemar Pimentel, Alfredo Borges Campos Bulcão, Firmo Almeida, Joel Almeida, Leonice de Souza, Renato Brito, Dílson Moisés Moura, Humberto Brasil, Ana Cláudia Barbosa de Melo e, atualmente, contamos com o nosso irmão Maurício Bastos à frente da nossa associação.

A criação deste Templo nos dois planos foi, também, para ser feito um reajuste entre seus componentes, os quais vêm se encontrando e desencontrando há mais de dois mil anos, e que, juntos, deverão ir crescendo aos poucos, indo e voltando, até que cheguem ao desejado, que é a união e o amor fraterno, de irmãos, porque são filhos do mesmo Pai.

O espelho desta experiência está se refletindo no dia a dia: irmãos indo e voltando para o mesmo ambiente, a mesma casa, o mesmo quarto, a mesma cama, a mesma mesa, o mesmo lar.

E fiquemos certos de que essa seqüência vai prosseguir. Voltaremos para dar continuidade a esse trabalho, desfazendo antigos laços com o Bambuzal (colônia de destruição no astral inferior) e que, hoje, já se posiciona como a Casa Acolhedora dos filhos perdidos nas suas impurezas do astral, em processo de transformação, de melhora, a depender de cada um.

Estejamos cientes que voltaremos para este Templo para dar a nossa parcela de ajuda na formação ou reestruturação desta Casa, tanto no plano físico como no astral. Alguns poderão retornar poucas vezes, outros mais vezes, de conformidade com a necessidade dos seus resgates e crescimento espiritual.

João de Matos

Baixe o PDF caso não consiga abrir GEDCC no plano espiritual

Baixe o PDF caso não consiga abrir Criação do GESPE

Caso não consiga abrir o arquivo, será necessário instalar o plugin do adobe PDF. Clique abaixo para instalar.

Instalar Adobe
Nosso funcionamento

Nosso funcionamento

DOM - 8h às 10h* 

TER - 19h30min às 20h45min 

QUI - 19h30min às 20h45min** 

SEX - 19h30min às 20h45min 

*Exceto o último do mês 

**A doutrinária/mediúnica ocorre na 4ª quinta-feira de cada mês. 

Click aqui para maiores detalhes

Escalas de Atividades

Principais Eventos

Atividades Importantes

Colabore Conosco

Doe notas fiscais de todo o Estado da Bahia seguindo os quadrimestres (de janeiro a abril, de maio a agosto e de setembro a dezembro). 

Ajude o Grupo Espírita Deus Cristo e Caridade doando uma importância nas seguintes contas correntes: 

  • Banco Bradesco: Agência:3545 Conta: 000025-6 
  • Banco do Brasil: Agência:5692-8 Conta: 10433-7

Ladeira dos Tupys, 84 - Matatu

Salvador, Bahia, Brasil

Tel: (71) 3381 - 7273

CEP: 40255-110

 Ampliar Mapa

Untitled 1